"COMPARAÇÃO ENTRE AS TEORIAS DA
APRENDIZAGEM DE SKINNER E BANDURA"
1º
-
Tanto Skinner como Bandura contribuíram
de forma significativa para a educação, deixaram suas marcas, tais que podemos
ver em várias escolas até hoje. Para Skinner, errar é uma situação desagradável
e aversiva, por isso o behaviorismo procura ajudar os alunos acertar quase
sempre (utilizava de métodos objetivos, por isso as máquinas de ensinar, porque
elas davam os resultados de acertos e erros no momento e não aulas
expositivas), pois a aprendizagem deve ser gratificante, além de trabalhar com
reforços.
Em sala, podemos ver a marca de Skinner
nas estrelas nos cadernos, nas notas e nos pontos dados aos estudantes por
tarefas realizadas. Para Bandura, os seres humanos são flexíveis nas formas de
aprender, por isso a aprendizagem pode ser ativa ou por observação. É em minha
visão o método vigente, tanto por sermos como alunos extremamente observadores
(adquirindo ações, jeitos, métodos dos professores), quanto por termos
autonomia de busca por nosso próprio conhecimento e por aprendermos mais
eficazmente quando somos submetidos a motivação .
2º -
SKINNER
|
BANDURA
|
Behaviorista radical.
|
Ampliou a teoria de Skinner desenvolvendo a Teoria de Aprendizagem
Social, mais tarde conhecida como Teoria Social Cognitiva (focada nos
processos cognitivos).
|
Usava organismos simples (ratos e pombos) em um ambiente programado
como o de um laboratório.
|
Discordava do uso de animais em laboratórios.
|
É contra o uso de dados verbais e de auto avaliação por interferir em
eventos internos.
|
Os dados de auto avaliação são úteis para se conhecer os processos
cognitivos.
|
A ação do ambiente é o principal impulso para o desenvolvimento.
|
Os impulsos para o desenvolvimento vêm da pessoa.
|
O comportamento é o produto de forças que agem sobre o indivíduo não
de uma escolha pessoal. As contingências de reforço são responsáveis pelo
comportamento.
|
As contingências modelam as pessoas como também as pessoas modelam as
contingências do ambiente.
|
Reforço serve como uma influência antecedente e não consequente.
|
O reforço facilita a aprendizagem de maneira antecipatória ao
encorajar o observador a prestar atenção e a ensaiar o comportamento
observado.
|
3º - Ex. 1: Debates em sala de aula que motivem o aluno a
expor suas ideias e opiniões.
Ex. 2: Um ponto na média para os alunos que desenvolverem o
dever de casa.
Excelente 👏👏👏👏
ResponderExcluir