segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Bandura e Skinner- Comparação entre as teorias da aprendizagem.

"COMPARAÇÃO ENTRE AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE SKINNER E BANDURA"

1º -
Tanto Skinner como Bandura contribuíram de forma significativa para a educação, deixaram suas marcas, tais que podemos ver em várias escolas até hoje. Para Skinner, errar é uma situação desagradável e aversiva, por isso o behaviorismo procura ajudar os alunos acertar quase sempre (utilizava de métodos objetivos, por isso as máquinas de ensinar, porque elas davam os resultados de acertos e erros no momento e não aulas expositivas), pois a aprendizagem deve ser gratificante, além de trabalhar com reforços.
Em sala, podemos ver a marca de Skinner nas estrelas nos cadernos, nas notas e nos pontos dados aos estudantes por tarefas realizadas. Para Bandura, os seres humanos são flexíveis nas formas de aprender, por isso a aprendizagem pode ser ativa ou por observação. É em minha visão o método vigente, tanto por sermos como alunos extremamente observadores (adquirindo ações, jeitos, métodos dos professores), quanto por termos autonomia de busca por nosso próprio conhecimento e por aprendermos mais eficazmente quando somos submetidos a motivação        .
2º -
SKINNER
BANDURA
Behaviorista radical.
Ampliou a teoria de Skinner desenvolvendo a Teoria de Aprendizagem Social, mais tarde conhecida como Teoria Social Cognitiva (focada nos processos cognitivos).
Usava organismos simples (ratos e pombos) em um ambiente programado como o de um laboratório.
Discordava do uso de animais em laboratórios.
É contra o uso de dados verbais e de auto avaliação por interferir em eventos internos.
Os dados de auto avaliação são úteis para se conhecer os processos cognitivos.
A ação do ambiente é o principal impulso para o desenvolvimento.
Os impulsos para o desenvolvimento vêm da pessoa.
O comportamento é o produto de forças que agem sobre o indivíduo não de uma escolha pessoal. As contingências de reforço são responsáveis pelo comportamento.
As contingências modelam as pessoas como também as pessoas modelam as contingências do ambiente.
Reforço serve como uma influência antecedente e não consequente.
O reforço facilita a aprendizagem de maneira antecipatória ao encorajar o observador a prestar atenção e a ensaiar o comportamento observado.

3º - Ex. 1: Debates em sala de aula que motivem o aluno a expor suas ideias e opiniões.

Ex. 2: Um ponto na média para os alunos que desenvolverem o dever de casa.

Um comentário: