terça-feira, 7 de novembro de 2017

Jean Piaget

Jean Piaget teve três filhos Jaqueline, Luciene e Laurel, com os quais ele experimentou suas teorias. Com o nascimento da sua primeira filha ele opta por observar crianças em contextos de relacionamento social como escolhas e parques, realizando assim uma pesquisa empírica com elas.  Piaget desenvolve a traves dessa observação o método clinico piagetiano, e com esta teoria ele pressupõe que os seres humanos passam por uma fase de desenvolvimento, definida como uma serie de mudanças ordenadas e previsíveis, as quais ele denomina como estágios e períodos de desenvolvimento.  
Para Piaget, esses estágios caracterizam-se pelas diferentes maneiras do individuo ao interagir com a realidade, em outras palavras, de como o individuo organiza seus conhecimentos utilizando sua adaptação, ocorrendo assim modificações progressivas nos sistemas de assimilação e acomodação. Ele demostrou que os seres humanos se desenvolvem a partir de interações com o mundo, e que o aprendizado é um processo gradual, sendo assim elaborou a teoria do desenvolvimento intelectual por estágios, tomando como ponto referencial a posição egocêntrica, em outras palavras, aquela em que a criança não distingue o mundo externo separado de si próprio. Partindo de isto, o biólogo percebeu que a inteligência é formada por meio de adaptações com o mundo externo, e o relacionamento com o mesmo vai diminuindo gradualmente seu egocentrismo, sendo assim, é dividido em quatro períodos o processo de desenvolvimento cognitivo da criança expostos na seguinte tabela:
PERIODO
IDADE
CARATERISTICA






Sensório Motor






0 – 2 anos
Aqui, a criança baseia-se exclusivamente a percepções sensoriais e esquemas motores  para resolver seus ‘problemas’
Embora a criança tenha um grado de inteligência, ela ainda não pensa concretamente, pois não possui a capacidade de representar eventos e também de classificar tempo.  
A criança neste período cria esquemas com sua relação com o médio e em este mesmo período começam a ser construídas a relações entre tempo, espaço e causalidade.
·         Aprendizagem pelos órgãos e sentidos.
·         Quando algo some, a criança acredita que ele acabou para sempre. 



Pre Operacional




2 – 7 anos
Aparece a linguagem oral, a qual permite que ela crie um sistema de comunicação. Aqui ela pode substituir objetos, ações, pessoas, situações, por símbolos, que seriam as palavras.
Neste período, a criança atribui sentimentos a coisas ou animais, chamada de animismo.
Aqui a criança ainda não perceve que é impossível retornar mentalmente ao ponto de partida de uma ação.
·         A criança torna-se ou revela seu egocentrismo.
Operatório Concreta
7 – 11 ou 12 anos
Por volta dos 7 anos, é que o pensamento logico é produzido, aqui o pensamento tornasse menos egocêntrico, e a criança é capaz de produzir um conhecimento partindo do mundo que o rodeia.
·         Conceituação do mundo.
·         Referencias concretas para a aprendizagem. –aprender fazendo-
·         Percebe ação e reação. – Ida e vinda-
·         Associação  de objetos. (Madera-Arvore)
Operatório formal
11 ou 12 e diante
A principal caraterística de esta etapa é que o pensamento se torna livre das limitações da realidade concreta. É aqui que a criança se torna capaz de raciocinar logicamente ocorrendo a libertação de seu pensamento, trabalhando com a realidade possível e não so com o concreto. 
·         ‘Entrada na vida adulta’
·         Relação de conceitos.
·         Pensa, associa e elaborar construções hipóteses logicas. 



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