Jean Piaget teve três filhos
Jaqueline, Luciene e Laurel, com os quais ele experimentou suas teorias. Com o
nascimento da sua primeira filha ele opta por observar crianças em contextos de
relacionamento social como escolhas e parques, realizando assim uma pesquisa
empírica com elas. Piaget desenvolve a
traves dessa observação o método clinico piagetiano, e com esta teoria ele
pressupõe que os seres humanos passam por uma fase de desenvolvimento, definida
como uma serie de mudanças ordenadas e previsíveis, as quais ele denomina como
estágios e períodos de desenvolvimento.
Para Piaget, esses estágios
caracterizam-se pelas diferentes maneiras do individuo ao interagir com a
realidade, em outras palavras, de como o individuo organiza seus conhecimentos
utilizando sua adaptação, ocorrendo assim modificações progressivas nos
sistemas de assimilação e acomodação. Ele demostrou que os seres humanos se
desenvolvem a partir de interações com o mundo, e que o aprendizado é um
processo gradual, sendo assim elaborou a teoria do desenvolvimento intelectual
por estágios, tomando como ponto referencial a posição egocêntrica, em outras
palavras, aquela em que a criança não distingue o mundo externo separado de si
próprio. Partindo de isto, o biólogo percebeu que a inteligência é formada por
meio de adaptações com o mundo externo, e o relacionamento com o mesmo vai
diminuindo gradualmente seu egocentrismo, sendo assim, é dividido em quatro
períodos o processo de desenvolvimento cognitivo da criança expostos na
seguinte tabela:
PERIODO
|
IDADE
|
CARATERISTICA
|
Sensório Motor
|
0 – 2 anos
|
Aqui, a
criança baseia-se exclusivamente a percepções sensoriais e esquemas
motores para resolver seus ‘problemas’
Embora a
criança tenha um grado de inteligência, ela ainda não pensa concretamente,
pois não possui a capacidade de representar eventos e também de classificar
tempo.
A criança
neste período cria esquemas com sua relação com o médio e em este mesmo período
começam a ser construídas a relações entre tempo, espaço e causalidade.
·
Aprendizagem pelos órgãos e sentidos.
·
Quando algo some, a criança acredita que ele acabou para sempre.
|
Pre Operacional
|
2 – 7 anos
|
Aparece a
linguagem oral, a qual permite que ela crie um sistema de comunicação. Aqui
ela pode substituir objetos, ações, pessoas, situações, por símbolos, que
seriam as palavras.
Neste
período, a criança atribui sentimentos a coisas ou animais, chamada de
animismo.
Aqui a
criança ainda não perceve que é impossível retornar mentalmente ao ponto de
partida de uma ação.
·
A criança torna-se ou revela seu egocentrismo.
|
Operatório Concreta
|
7 – 11 ou 12 anos
|
Por volta
dos 7 anos, é que o pensamento logico é produzido, aqui o pensamento tornasse
menos egocêntrico, e a criança é capaz de produzir um conhecimento partindo
do mundo que o rodeia.
·
Conceituação do mundo.
·
Referencias concretas para a aprendizagem. –aprender fazendo-
·
Percebe ação e reação. – Ida e vinda-
·
Associação de objetos.
(Madera-Arvore)
|
Operatório formal
|
11 ou 12 e diante
|
A principal
caraterística de esta etapa é que o pensamento se torna livre das limitações
da realidade concreta. É aqui que a criança se torna capaz de raciocinar
logicamente ocorrendo a libertação de seu pensamento, trabalhando com a
realidade possível e não so com o concreto.
·
‘Entrada na vida adulta’
·
Relação de conceitos.
·
Pensa, associa e elaborar construções hipóteses logicas.
|
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