Psicomotricidade
A psicomotricidade é a ciência responsável por estudar o
homem por intermédio do seu corpo em movimento, relacionado com seu mundo
interior e também exterior. De uma maneira simples ela pode ser definida como,
a capacidade mental que temos de coordenar e determinar nossos movimentos
corporais. Ao separarmos a palavra psicomotricidade temos do termo grego a
palavra psiché que
significa alma e do termo latino, moto que significa mover frequentemente. – CITAÇÃO - ‘’Psicomotricidade,
portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e
integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é
resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização”
(Associação Brasileira de Psicomotricidade).
A psicomotricidade está relacionada
com o processo de maturidade do ser humano, e é no corpo que se originam as
conquistas cognitivas, afetivas e orgânicas, onde as mesmas são mantidas pelo movimento, afeto e intelecto.
Por ser fundamental no desenvolvimento físico e
intelectual da criança o trabalho psicomotor começa desde cedo, estímulos
realizados em crianças desde tenra idade auxiliam e muito em seu
desenvolvimento dentro e fora de sala. Esse desenvolvimento não está limitado
apenas ao professor na escola, pelo contrário o mesmo deve acontecer em casa.
Diversas brincadeiras (pular corda, amarelinha, rabiscar em lousa/folha/etc,
coelhinho sai da toca, entre muitas outras) auxiliam nesse processo e ensinam
mesmo que inconscientemente para a criança diversas ações (contar, noção
espacial, velocidade, lateralidade, etc.), algumas atividades desenvolvem a
motricidade fina (rasgar, recortar, pintar, escrever, etc.) e outras a
motricidade grossa (correr, dançar, pular, etc.).
A ausência do estimulo a motricidade nas crianças
danificam a sua habilidade em absorver e desenvolver-se cognitivamente. O fato
de uma criança não engatinhar e começar a andar diretamente pode com facilidade
afetar seu senso de direção, ocasionando dificuldade em associar de forma
rápida direita e esquerda, por exemplo. O uso de objetos que a primeira
estancia nos faz pensar que são benéficos para o desenvolvimento da criança
também pode ser maléfico, um exemplo disso é o uso do andador, crianças que o
utilizam podem ficar com as pernas tortas e ao caminhar ao invés de pisarem
primeiramente com o calcanhar, acabam pisando com a ponta dos pés.
A séries iniciais são importantíssimas no
desenvolvimento psicomotor das crianças, é justamente a melhor fase para
através de brincadeiras ajuda-las no seu desenvolvimento físico e intelectual.
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