terça-feira, 7 de novembro de 2017

Psicomotricidade

Psicomotricidade


A psicomotricidade é a ciência responsável por estudar o homem por intermédio do seu corpo em movimento, relacionado com seu mundo interior e também exterior. De uma maneira simples ela pode ser definida como, a capacidade mental que temos de coordenar e determinar nossos movimentos corporais. Ao separarmos a palavra psicomotricidade temos do termo grego a palavra psiché que significa alma e do termo latino, moto que significa mover frequentemente.  – CITAÇÃO - ‘’Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização” (Associação Brasileira de Psicomotricidade).
A psicomotricidade está relacionada com o processo de maturidade do ser humano, e é no corpo que se originam as conquistas cognitivas, afetivas e orgânicas, onde as mesmas são mantidas pelo movimento, afeto e intelecto.
Por ser fundamental no desenvolvimento físico e intelectual da criança o trabalho psicomotor começa desde cedo, estímulos realizados em crianças desde tenra idade auxiliam e muito em seu desenvolvimento dentro e fora de sala. Esse desenvolvimento não está limitado apenas ao professor na escola, pelo contrário o mesmo deve acontecer em casa. Diversas brincadeiras (pular corda, amarelinha, rabiscar em lousa/folha/etc, coelhinho sai da toca, entre muitas outras) auxiliam nesse processo e ensinam mesmo que inconscientemente para a criança diversas ações (contar, noção espacial, velocidade, lateralidade, etc.), algumas atividades desenvolvem a motricidade fina (rasgar, recortar, pintar, escrever, etc.) e outras a motricidade grossa (correr, dançar, pular, etc.).
A ausência do estimulo a motricidade nas crianças danificam a sua habilidade em absorver e desenvolver-se cognitivamente. O fato de uma criança não engatinhar e começar a andar diretamente pode com facilidade afetar seu senso de direção, ocasionando dificuldade em associar de forma rápida direita e esquerda, por exemplo. O uso de objetos que a primeira estancia nos faz pensar que são benéficos para o desenvolvimento da criança também pode ser maléfico, um exemplo disso é o uso do andador, crianças que o utilizam podem ficar com as pernas tortas e ao caminhar ao invés de pisarem primeiramente com o calcanhar, acabam pisando com a ponta dos pés.

A séries iniciais são importantíssimas no desenvolvimento psicomotor das crianças, é justamente a melhor fase para através de brincadeiras ajuda-las no seu desenvolvimento físico e intelectual.

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